11 de setembro de 2015

A Memória na Fotografia

Olá amigos,

Sempre é bom buscar pela memória os bons momentos da vida, mesmo que com elas (memórias), também venham agregados outros sentimentos, mas que necessitam ser sempre avaliados.

Em janeiro deste ano consegui fazer minha segunda longa viagem, pois a primeira foi em outubro de 2014, onde fiz com o colega Erasmo o Rio Grande do Sul e boa parte do Uruguai.

Esta foi especial para mim, pois era um sonho de juventude, se transformou numa grande aventura e graças ao bom Deus, correu tudo bem.

Percorremos pouco mais de 11.000 mil quilômetros e nos 22 dias conheci um pouco mais do meu país, grande parte do Uruguai e pode-se dizer que muito do Território Argentino, pois ir até o Fim do Mundo  tem disso.

Ou seja, conhecer novas culturas, povos, línguas, sabores e certo, alguns dissabores, mas nada que fosse comprometer a viagem e o compromisso de estar e ser feliz naqueles dias.

Recentemente uma pessoa que muito estimo perguntou se estava feliz. Ela mesmo já havia respondido que felicidade são momentos apenas. É isto mesmo, temos momentos felizes, nunca estamos completos nisso. Encerra-se ai a natureza humana, onde responde  que tenho tido momentos felizes.  

No todo ou em parte, digo que os relatos sobre a viagem podem até virar um livro, mas não tenho como transportar, pelo menos de forma mais concreta, todos os sentimentos que vivenciei nesta viagem. Estes são meus, impregnam agora minha alma, os levarei quando partir deste plano.

Mas posso dividir  as imagens fotografadas no percurso, pois como bem disse  Vilém Flusser , falando sobre fotos e fotografia:  “ O fotógrafo nelas navega, regiões nunca dantes navegadas, para produzir imagens jamais vistas” e continua, “... o fotógrafo salta por cima das barreiras que separam as várias regiões do espaço-tempo”.  Quando me dei conta era um fotógrafo de minha trajetória, havia  mergulhado num campo que cativa e seduz rapidamente, a fotografia.

Chega de escrita, vamos as imagens, congeladas no espaço-tempo, trazendo uma gama de significados que divido com todos.

É sempre importante dizer que também somos fotografados. 

Até mais. 

































Nenhum comentário:

Postar um comentário