25 de julho de 2014

Porque de Moto?




Porque de moto?”
Parte 1

O título não é meu, pois em algumas oportunidades li alguns textos com este mesmo tema. Mas ultimamente alguns amigos e outros que se aproximam para ser e até mesmo curiosos tem me feito essa pergunta.
De início até que gostava de falar a respeito, mas confesso que ficando enfadonho e digo o porquê. Os que me conhecem de longa data e até os mais novos, sabem que até 2010, jamais tinha colocado do traseiro no assento de uma moto para pilotar e as pouquíssimas vezes que o fiz, fora na carona. 

Confesso que de carona a situação é super desconfortável, bem porque, sou pessoa que prefiro ter o domínio da minha vida e sinceramente, de carona sobre uma moto a submissão é total. Não tens nada o que fazer e sua diversão é limitadíssima e ainda estás a mercê de alguém que a princípio, tens de confiar 50%. Pois o 50%  restante, depende muito do outros condutores que compartilham as estradas. Tem coisa pior.
Mas chega de enrolação e voltamos ao tema inicial que se detinha nos constantes questionamentos, “porque de moto?”.  Na verdade minha primeira moto foi uma Falcon 2007 (preta), pensa na relíquia linda, com quem fiz uns 35.000 km. A intenção inicial era comprar para meu filho que à época pensava em comprar uma moto e tinha preferência por modelos aerodinâmicos, ou seja, para velocidade. 

E como pai, arrepiei os pelos da nuca, pois mesmo sabendo da pessoa responsável que sempre foi, tinha ele outra qualidade, é jovem e isso o leva a 50 % para possíveis excessos. Portanto, um amigo apontou a solução, compre uma off-Road de média cilindrada, que lhe dará um pouco mais de controle na velocidade.
Dito e feito, mostrei a moto e o olhinho dele brilhou, negócio feito, o pai comprou a moto, claro que impondo condições. Depois de alguns meses vi a situação inverter, quem se apaixonou pela moto foi eu, que nem CNH tinha para ela. Tirei a carta e não parei mais de pilotar. E claro as condições impostas (sair com cadeado, levar o controle do alarme) ao jovem foram aos poucos não toleradas por ele e acabei ficando com a moto. Ele comprou uma CBR 250. 

Porque de Moto? Até em dias de chuva vou para o trabalho de moto, ainda mais que estou sempre me preparando para a minha longa viagem. Àquela que iria fazer em março deste ano para Ushuaia com o amigo Erasmo e pela trincada do tornozelo foi tudo abordado. Esse é outro relato que estou preparando com zelo, pois tombei a moto a 30 km/h e foi-se o pé esquerdo. 

No final das contas, ser motociclista veio a ser a realização do sonho de uma criança que ansiava por sua motoquinha, de um jovem que vislumbrava a possibilidade de tê-la e cresceu admirando motos e não as podia comprar, pois também jovem estava compromissado com a família visava apenas o bem-estar dela.
Sou do tempo da revista Moto Show [http://www.clubedr800.com.br/clube/motoshowDR.pdf], que colecionava mensalmente e assim o fiz por muitos anos. Pensa no papel acumulado com todos os lançamentos da categoria nos anos 80. Na verdade nunca deixei de sonhar com motos, só dei um tempo e desviei os interesses. Era o papel para alguns anos. 

Estou novamente com preparativos para uma viagem em outubro/2004, às regiões da Missões/RS e depois margear a fronteira do Rio Grande do Sul, voltando para Santa Catarina.
Por que de moto? Tem jeito melhor de viajar, pegar sol, chuva, vento, vendo os problemas crescerem na sua frente e sendo o para-choque, e literalmente fazendo parte da paisagem. Só de moto.
Há outras variáveis, tais como a forma como se pilota define muito sua personalidade e caráter na estrada, reflete também a educação que seus pais deram e muito do que vc não absorveu quando comete atitudes irresponsáveis. 

Com o amigo Erasmo - dez/2013

Então pergunto, porque não de moto? Econômica, versátil, exigente no equilíbrio e além de tudo exercita o corpo. Hoje estou com outra Falcon NX 400i, modelo 2013, onde pouca coisa mudou e sinceramente a Honda continua massacrando a gente. Lhe tiraram muito do estilo que a consagrou. O que mais sinto falta nesta é a proteção cromada da ponteira de descarga. A atual é de plástico, vergonha para a Honda, fora o fato de ainda não ter melhorado o assento dela. Ergonomicamente não é adequada para longas viagens. E lá vem o assento de gel.  

De momento fico por aqui.


Dez/2013 Bom Jardim da Serra indo para o RS

Antônio Fernandes
Motociclista






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